SAÚDE- MEDULA ÓSSEA

 O QUE É MEDULA ÓSSEA?


É a matriz do sangue, ela contém as células mãe(células tronco), que dâo origem aos glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos, é o que nós conhecemos como tutano do boi.



COMO A MEDULA É REMOVIDA?

Existem duas formas de doar medula: uma punção direta de medula óssea e outra por filtração de células mãe que passam pelas veias(aférese). A punção direta da medula é realizada com agulha, na região das nádegas e retira-se uma quantidade de “tutano”(medula) equivalente a uma bolsa de sangue.

Para que o doador não sinta dor é aplicada uma anestesia e o procedimento dura 40 minutos.

O doador fica em observação por um dia e pode retornar as suas atividades no dia seguinte.

A sensação é a de que o doador recebeu uma injeção oleosa e não fica cicatriz. O único risco para o doador é de se submeter a uma anestesia.

A coleta pela veia é realizada pela maquina de oférese, sendo que o doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células mãe. as células mãe migram da medula para as veias e são filtradas. o processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o numero adquado de células.

QUEM NECESSITA DE TRANSPLANTE?


Pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como as Leucemias e Aplasias de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas.



COMO DECIDIR SOBRE A FORMA DE DOAÇÃO?

O médico vai informar sobre qual é a melhor forma de coleta de células para determinado paciente.

Dependendo da doença e da fase em que se encontra, o paciente pode se beneficiar mas com uma forma específica de doação.



POSSO DOAR MAIS DE UMA VEZ?

Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com você, no entanto, se for necessário você poderá doar outras vezes, pois a medula se regenera rapidamente.



QUAIS OS RISCOS PARA O DOADOR?

Doar medula óssea é seguro. Nunca houve nenhum incidente com doadores. Não dói e as células doadas se refazem rapidamente como na doação.



POR QUE SE REGISTRAR É IMPORTANTE?

Para o paciente você pode representar a única possibilidade de cura. e quanto mais doadores registrados, maior chance de encontrar um doador compatível.



COMO OS PACIENTES RECEBEM A MEDULA?

Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de uma transfusão. Em duas semanas a medula transplantada já produz novas células.



O QUE ACONTECE SE HOUVER COMPATIBILIDADE E QUAL O PROCEDIMENTO REALIZADO?

O doador será avaliado por um clínico para certificar seu bom estado de saúde, fazendo exames mais detalhados.

O médico vai indicar então, qual a melhor forma de doação para este paciente, e o doador vai tomar sua decisão juntamente com o médico.

A coleta será realizado no centro de transplantes mais próximo.



NÃO SE ESQUEÇA:

FAZÊR PARTE DO REDOME SIGNIFICA UM COMPROMISSO DE SUA PARTE COM UMA POSSÍVEL DOAÇÂO DE MEDULA.



MAIS INFORMAÇÔES:

MT-HEMOCENTRO “Onde sua doação salva vidas”

Rua 13 de junho,1055-porto-cuiabá-mt-cep 78005-100 –pabx:(65) 3623-0044/ fax: 3321-0351.

Serviço social de doadores, ramal 224.

Cadastro e coleta. De segunda a sexta das 07:30 as 17:30hs.

e-mail:hemo@ses.mt.gov.br

www.saude.mt.gov.br/hemocentro.