SAÚDE CORPORAL

Para você, corpo magro e sarado é sinônimo de horas suando a camiseta? Há maneiras muito mais eficazes de usar os exercícios físicos a seu favor.
QUER PERDER PESO?
Então invista em exercícios aeróbicos, como a caminhada e a corrida. A musculatura também tem que fazer parte da sua planilha de treinos. “Os músculos aumentam o metabolismo basal, ou seja, nos fazem gastar mais energia para manter o corpo funcionando”, diz o médico do esporte José Kawazoe Lazzoli, diretor científico da sociedade brasileira de medicina do esporte. “ Além disso, o reforço da musculatura diminui o risco de lesões durante a malhação”, Acrescenta o ortopedista Ricardo Cury, do grupo joelho e trauma esportivo da santa casa de São Paulo.

FREQÜÊNCIA
O ideal é que o exercício aeróbico seja feito diariamente, mas pratica-lo cinco vezes por semana já é o suficiente.
“No caso da musculação, a indicação é três vezes por semana para cada grupo muscular, com um intervalo de 48 horas entre um treino e outro”, recomenda Ricardo Cury,

TEMPO
Você só consegue queimar o estoque de gordura se o exercício durar pelo menos 30 minutos.
Antes disso, o organismo usa o açúcar circulante para obter energia. “mas para que haja uma perda de peso expressiva, o melhor é fazer uma hora de atividade”, afirma o cardiologista Edmar Santos, de São Paulo.

INTENSIDADE
Consulte um médico para saber qual é a freqüência máxima que seu coração pode atingir durante o teste de esforço físico.
“O exercicio deve ser feito entre 60% e 80% desse valor”, diz André Pedrinelli, médico do esporte do hospital das clinicas de São Paulo.
Um freqüencímetro, aparelho que mede o ritmo do coração, pode ser bastante útil.
FONTE: REVISTA SAÚDE É VITAL,278.



Para ganhar músculos
Quem quer exibir bicips, tricips e companhia bem avantajados não tem escapatória: vai ter que puxar muito ferro. “Só se conseguem músculos desenvolvidos com paciência e perseverança”, avisa Edmar Santos. “ A atividade aeróbica também é importante nesse caso, porque da resistência ao organismo”, diz José Kawazoe Lazzoli.
Alongar-se antes e depois do treino é essencial. “exercícios de força comprimem as fibras musculares, favorecendo as lesôes”, alerta Ricardo Cury.

FREQÜÊNCIA
Para a musculatura crescer e aparecer é preciso treinar, no mínimo três vezes por semana. “um intervalo de 48 horas entre uma sessão e outra é imprescindível”, alerta Ricardo Cury. “Do contrário, eleva-se o risco de ocorrer uma lesão nos músculos e nos tendões”, explica ele.

TEMPO
“Antes de começar a série, faça de 10 a 15 minutos de aquecimento para cada hora de musculação”, André Perdinelli.
O treino precisa trabalhar todos os grupos musculares. “Senão, pode haver uma descompensaçâo das articulações e da coluna”, explica Ricardo Cury. E ai , já viu: é provável que você se machuque.

INTENSIDADE
Isso vai depender do seu objetivo. Se a idéia é deixar os músculos mais volumosos, aumente a carga e reduza as repetições.
Para definir a musculatura e torna-la resistente, faça o oposto, ou seja, prolongue as séries e diminua o peso.
FONTE: REVISTA SAÚDE É VITAL, 278.


SAI PRA LÁ SEDENTARISMO
Um estudo concluído pela Sociedade Brasileira de cardiologia comprovou o que já se desconfiava : a maioria dos brasileiros é sedentária.
O levantamento, que levou dois anos para ser feito, avaliou 1239 pessoas de 77 cidades do país e revelou que 90% dos nossos compatriotas, em média, são da turma que não quer saber de se mexer.
É o seu caso? Então caia fora da estatística. “Aumentar em 10% a quantidade de atividade física diminui em 30% o risco de doença coronária”, garante André Pedrinelli.

FREQÜÊNCIA
Pequenas mudanças de hábito, como trocar o elevador pela escada, já podem tirar uma pessoa do grupo de sedentários. “O segredo é aumentar o gasto calórico”, ensina José Kawazoe lazzoli.
Mas, para o organismo seja beneficiado, a atividade física, seja ela qual for, tem que ser diariamente.

TEMPO
A indicação é de meia hora de atividade por dia. Alguns especialistas defendem a teorias de que esse tempo pode ser fracionado. “dez minutos de manhá, dez à tarde e dez à noite, por exemplo, oferecem os mesmos benefícios de 30 minutos corridos”, garante Ricardo Cury.

INTENSIDADE
Para se tornar ativa, uma pessoa tem que dar, no mínimo, 10 mil passos por dia.
E o podômetro existe justamente para medir a quantas você anda, literalmente.
Segundo José Kawazoe Lazzoli, há outras formas de mensurar se o volume de atividade física é suficiente.
“É preciso caminhar 32 quilômetros ou subir 55 lances de escadas por semana”, recomenda.
FONTE: REVISTA SAÚDE É VITAL, 278.